domingo, 15 de março de 2009

Fraude ao Programa Farmácia Popular do Brasil

O que me espanta é que essa notícia realmente demorou de ser veiculada ou de acontecer.

Digo isso porque quando trabalhava na gestão de saúde de um município do sul da Bahia, tive a oportunidade de auxiliar na implantação da Farmácia Popular do Brasil e o que mais me intrigava era saber como o governo federal conseguiria efetuar um controle e monitoramento das farmácias particulares que também poderiam se credenciar ao programa e assim também vender medicamentos com até 90% de desconto.

Essa notícia foi veiculada no Jornal Nacional que conseguiu, com uma câmera escondida, flagrar alguns comerciantes de cidades mineiras que possuiam farmácias cadastradas no Farmácia Popular e ofereciam serviços até de entrega do medicamento a domicílio, com o cadastramento dos usuários. Alguns eram vendidos no nome de comércios que nem eram cadastrados no programa.

Com isso as farmácias conseguiam faturar sobre o volume de medicamentos vendidos, com cadastro até de usuários do SUS que já recebiam medicamentos de unidades de saúde, terminando por onerar o SUS por duas ou mais vezes.

Sempre achei isso estranho porque a existência da Farmácia Popular do Brasil necessariamente terminaria por reduzir as vendagens dos comerciantes e farmácias das localidades, uma vez que ninguém compraria o mesmo medicamento por um custo muito superior ao que é oferecido pelo programa.

As estratégias de monitoramento, controle e fiscalização das unidades privadas tem que ser revista, sob pena do governo brasileiro - SUS, pagar uma conta dobrada, mesmo sendo essa uma estratégia de fazer chegar ao povo brasileiro remédios de baixo custo e com eficácia comprovada.
O povo sempre encontra um jeito de burlar a lei e lucrar em cima disso.

Nenhum comentário: