quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Blogs de Saúde no Best Blog Brasil

Para quem não conhece, o Best Blog Brasil realiza desde 2007 uma votação para identificação dos melhores blogs nacionais em várias categorias: saúde, entretenimento, humor, ciência, tecnologia, podcasts e por aí vai.

Nessa ano o Best Blogs trouxe 30 categorias a serem analisadas e premia os vencedores pelo julgamento do público em geral e pelo um juri. A premiação do juri acontecerá durante a Campus Party no sábado, mas a votação e eleição dos blogs pelo púlbico jpa foi concluida.

Confira agora o resultado da avaliação pelo público:

Como vocês podem ver acima, esses são os 10 finalistas da categoria saúde. Três dos blogs, em especial, que eu assino feed e curto são o Blog da Alergia, o My Blog Health e O cientista os quais eu recomendo leitura e assinatura. Mas, vale a pena dar um pulinho em cada blog e conferir vocês mesmo os conteúdos de cada um.

AGORA, AS "TRISTES" CONSTATAÇÕES...

Apesar de termos identificados os blogs "mais populares" da área de saúde, alguns fatos merecem ser analisados com a cautela e a crítica que se faz necessária:

- Tivemos APENAS 1014 votos para os blogs da área de saúde, contra os mais de 6000 votos dos blogs de humor, por exemplo.

- São poquíssimos os blogs que dedicam-se a tratar as temáticas de saúde com cunho crítico-informativo e/ou de caráter científico. Os blogs existentes geralmente são particulares ou institucionais e devido às suas vinculações e políticas não podem discutir determinadas temáticas com a liberdade e "imparcialidade" (se é que isso existe!) que os assuntos requerem.

- A quantidade de votos arrolados, mesmo com todo o lobby realizado pelos próprios blogs que foram indicados, traz números baixos em comparação a outros assuntos e temáticas da grande rede. Demonstra que a web ainda é mais um campo de divertimento e lazer do que de crescimento e difusão de conteúdos de relevância.

- Só para constar. Eu também assino feeds de blogs de divertimento e entretenimento (porque também ninguém é de ferro! rsrs) e de forma alguma estou fazendo críticas a eles, sempre separo o joio do trigo. Vou apenas provando que para a cultura nacional, mais vale uma boa piada do que saber quais os avanços genéticos da última década, por exemplo - e particularmente, acho que os dois valem a pena e tem tempo e espaço para os dois ou mais

Quem sabe para 2009 o PENSO não está lá figurando entre os mais lidos da área de saúde hein. Trabalharemos para isso!