terça-feira, 12 de agosto de 2008

Caramba... dessa eu nunca vi não: 51 horas de cirurgia

Vocês lembram da história de um médico chamado Franciso Gregori Jr. que estampou na Veja e outros jornais pois tinha utilizado cola Super Bonder para estancar uma hemorragia durante uma cirurgia cardíaca?? Pois é, ele voltou a dar das suas.

Uma matéria do Folha on line estampou que esse médico realizou uma cirurgia cardíaca num paciente que demorou 51 horas. O paciente apresentou problemas de coagulação e fez com que fosses gastos todo o estoque de sangue de Londrina.
Mas, no final das contas, o paciente sobreviveu, assim como a da super bonder também.
Taí um misto de competência, coragem e sorte, muita sorte.

Confiram a matéria completa da Folha aqui!

Novidade: Lablogatórios

Surge o Lablogatórios, um portal de blog´s dedicado a divulgações científicas. Com certeza será mais fácil encontrar outros blogs que tratem dos temas da saúde e ciência e ampliar o universo de discussão.

Quem quer fazer uma inscrição e garantir um nome (login) personalizado está em tempo pois ainda não tem muitos blogs inscritos no portal.

Dica do .42

Projetos para a saúde, onde estão?

Vai começar a campanha eleitoral na televisão e ainda estou aguardando os candidatos apresentarem os planos e metas traçadas para a gestão da saúde nos municípios dos quais são respectivos candidatos.

Tenho certeza que o material será um ótimo termômetro para avaliarmos as concepções de saúde dos candidatos e de como pretendem operá-la caso vençam. Quem vai puxar a fila?

Casos de dengue voltam a ameaçar na Bahia

Informe do Bahia Notícias

BAHIA REGISTRA 300 CASOS DE DENGUE EM UMA SEMANA 12/08/2008 07:38:08

Os casos de Dengue na Bahia aumentaram em 300 apenas entre os dias 21 e 28 de julho. A informação foi confirmada após a divulgação de um boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta segunda-feira (11). Ao longo do ano, o Estado já tem 33.188 casos confirmados, com 561 suspeitos de serem da forma mais agressiva da doença, a hemorrágica. A capital é vítima de 2678 casos de dengue, 40 deles de hemorrágica.

OBS: A SESAB preocupada com a situação já escalou até o Carlinhos Brown fazendo campanha contra o mosquito. Dá uma olhada aqui!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Cursos de saúde da UESC bem na fita

A UESC cada vez mais firma-se como referência para formação dos nossos profissionais. Os cursos de saúde - Medicina, Enfermagem e Educação Física, Biomedicina - mais o curso de Agronomia - foram avaliados e alguns destacaram-se obtendo notas de excelência na avaliação do ENADE.

O destaque fica por conta do curso de Educação Física com nota máxima sendo o melhor da Bahia e o de Enfermagem que tirou o conceito 5 no IDD (indicador de diferença de desempenho) que determina o quanto de conhecimento o curso agrega aos alunos, que o coloca como segundo melhor da Bahia.


Com relação aos parâmentros utilizados para essa avaliação, bem... essa a gente deixa para comentar depois porque é polêmico. Breve postarei algo sobre o assunto.


No mais, parabéns para os alunos e professores dos cursos de saúde da UESC.