terça-feira, 8 de julho de 2008

Saúde em Salvador: fraude e campanha política

E bem que eu havia feito um post anterior quando falava de um "conflito de interesses" entre o que era apresentado no canal de TV da Rede Bahia (principalmente nos noticiários) e os projetos de ACM Neto, dono da emissora.


Pois bem, no noticiário estadual Bahia Meio-Dia, foi divulgado a fraude realizada na Secretaria Municipal de Saúde de Salvador com a locação de veículos (Kombis) para o trabalhos dos agentes de endemia/dengue. Após averiguação pela Controladoria Geral da União foi constatado o desperdício de dinheiro público. O valor anual pago por uma Kombi (algo em torno de 86 mil) daria para comprar dois veículos (cada um sai por 42 mil reais). Detalhe: os veículos permaneceram locados por 5 anos, mesmo mudando os secretários no período.


Para complicar ainda mais, alguns dos veículos eram roubados e outros apresentavam adulteração de chassi ou não puderam ser identificados.

A coisa vai ficar preta por lá. Com a palavra, a Secretaria Municipal de Saúde e a Real Sociedade Espanhola de Beneficência (que era a terceirizada de serviços da secretaria).

Mas, claro, temos que observar o outro lado da história: começou a campanha eleitoral de ACM Neto para prefeitura de Salvador. Imaginem então como vão ficar os ataques daqui por diante. Observarei dos bastidores.

Notícia em Ibahia - Bahia Meio Dia


Contradições 2

Paradoxos...

Fiquei pensando nesses. Vejam:

1) Lei seca x maconha: se você beber, ingerir álcool em quantidades acima de 0,2 grama de álcool por litro de sangue você paga multa de R$ 957,00, perde o direito de dirigir por um ano e ainda pode ser preso se a quantidade de álcool for superior a 0,6 g/l. Mas, se você fumar maconha e for parado pelo policial, o máximo que vai receber é uma bela de uma advertência. E se o povo descobrir isso hein?!?!?!

2) Tabaco x Drogas: na Holanda, proibe-se o uso do tabaco em ambientes públicos, bares e afins; mas fazem vista grossa quanto ao uso de haxixe e maconha, vendidos na quantidade de 5 gramas por pessoa em vários bares e cafés de Amsterdã. Maconha pode... tabaco não!!!

Durma-se com um barulho desses!

Vocês viram?


Tem coisas que cada dia ficam piores. Li duas notícias nos canais de saúde da net que são completamente vexatórias:
- a primeira referia-se a um médico ginecologista da cidade de Juazeiro que deu um atestado de saúde ao vereador Paganini Junior (PMDB) para que o mesmo pudesse escapulir de uma audiência;
- a segunda, do médico de Santa Catarina, do Hospital Celso Ramos, hospital público, DO SUS, que cobrava por exames e procedimentos, chegando a cobrar de uma família exame de 3,5 mil reais.

São notícias realmente graves, mas que trazem um tom de banal pela reiteração com que acontecem no cotidiano. Existem diversas clínicas e profissionais que cobram por serviços realizados pelo SUS, serviços que deveriam ser gratuitos, pois atendem às prerrogativas fundamentais SUS e de nossa Carta Magna de acesso universal, gratuito e de saúde garantida pelo Estado como direito de todos.

Atestado médico então nem se fala. Esse virou até moeda de comercialização. E o médico ginecologista, quando questionado e agravando mais ainda a situação, disse que forneceu o atestado mas não sabia para qual o uso. Pelo menos tivesse a coerência de pedir a outro colega, porque consulta de ginecologista masculina é dose (só se fosse do homem grávido que pariu recentemente). Pelo menos a Justiça não aceitou o atestado!

Fico cada dia mais preocupado em como nossa saúde está sendo construída, sobre as bases em que os profissionais estão sendo formados e aonde a ganância dos homens conduzirá nossa sociedade.

Mera coincidência o post anterior estar falando em reforma do Código de ÉTICA. (???) Essa com certeza é uma das características que tem faltado a boa parte dos nossos trabalhadores de saúde.