terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Show... imagens anti-tabagismo

Fantásticos os trabalhos de photoshop do Mataleone.

Vejam as imagens criadas contra o tabaco. Estão show para fazer cartazes ou algo do tipo contra a indústria do cigarro.

Vale a pena conferir. Clique aqui para ver as imagens.

Essa eu vi no Brogui.

Eutanásia na Itália: que situação!

Observo que para familiares, desejarem a realização de um procedimento tão doloroso quanto a eutanásia e lutarem tanto na justiça para isso, o fato realmente deve merecer atenção e destaque.

Hoje o Supremo Tribunal Italiano autorizou suspender a alimentação artificial que mantinha viva um italiana de 34 anos, Eluana Englaro, em coma já há 17 anos (desde 1992!!!), vítima de um acidente automobilístico que a deixou em estado vegetativo num hospital na cidade de Lecco, na Itália.

Essa decisão, claro, já havia sido refutada com veemência pela igreja católica (e pensem isso na Itália, no Vaticano hein??!), mas a família ainda brigava por esse direito desde 18 de novembro de 1992. No ano passado, o pai de Eluana, seu atual tutor, obteve resposta posivita do Tribunal Italiano para fazer a remoção de sua filha e que ela pudesse morrer em domicílio. Porém, o Ministério Público recorreu da decisão, fato que prolongou essa peleja judicial até a data de hoje.

Extremamente difícil essa decisão para todos os lados. Primeiramente dos pais que imagino, deviam estar sofrendo ao ver sua filha incapacitada e dependente de cuidados para garantir a sua sobrevivência, além da dificílima decisão de lutar na justiça pela morte de sua própria cria. Em segundo lugar, deixou a justiça italiana na maior saia justa para se posicionar sobre o caso, pois a sua repercussão vai além das fronteiras italianas e pode influenciar pessoas e nações a abertura de precedentes para tais práticas.

Isso com certeza reabrirá e fortalecerá as discussões dos países sobre a eutanásia e até os forçará a assumir posturas sobre a referida prática.

Pensamento meu: aqui no nosso país, em que a prática do aborto já acontece de forma gritante, que mães abandonam suas crianças em lixos e que as pessoas estão mantando umas as outras sem o menor sentimento de culpa, legalizar a eutanásia seria sopa no mel.

Pensamento meu 2: já que foi decidido pela eutanásia dela, porque não pensaram em outra situação para a prática que não a de matar a mulher de fome com a suspensão da alimentação. Penso que se já é difícil, não devia ser doloroso. Mas...

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Portal da Saúde do governo repaginado

Quem entar hoje no site institucional do Ministério da Saúde vai ver que ele foi repaginado e ganhou novas funções.

Mas, vou avisando: nem adianta ir ainda porque tem muita coisa que não está funcionando, links quebrados, conteúdos perdidos e por aí vai.

Fiquei interessado na notícia que vi logo na capa do site que dizia "O Brasil é primeiro lugar em eficiência de gastos com a saúde".

Assim que ler e analisar, escrevo algo.

Óbitos por doenças cardiocirculatórias

Os números comprovam: as doenças do aparelho circulatório são as que mais matam no Brasil, seguida dos eventos traumáticos, neoplasias e óbitos por causas externas, necessariamente nessa ordem (ver em DATASUS).

Sabe-se disso desde a década de 90 e esse perfil de morbi-mortalidade nacional não sofreu alterações. No ano de 2006, por exemplo, segundo os dados do DATASUS, foram registrados pelo SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade), 302.680 óbitos decorrentes de doenças do aparelho circulatório, com os infartos liderando esse ranking.

Ao contrário do que se queria, esses números sofreram um forte incremento ao decorrer dos anos em função dos péssimos hábitos de vida da população brasileira, do aumento das condições crônicas de saúde, da associação com outros riscos, como tabagismo e sedentarismo e da dificuldade encontrada pela população em acessar serviços cada vez mais especializados e caros.

Sabem quanto tempo leva para uma pessoa, pelo SUS, conseguir fazer uma angiografia? Um cateterismo cardíaco? Tomografias, ressonâncias?
Acessar o fino da tecnologia para cuidar e preservar a saúde torna-se cada vez mais complexo e o alto custo tem desencorajado profissionais e pacientes a lançar mão desses aparatos.

E não se enganem. Essa não é apenas a realidade dos usuários do SUS. Mesmo aquelas pessoas que possuem algum tipo de plano ou seguro-saúde, penam para conseguir autorizações e poder realizar esses procedimentos de maior complexidade, sendo enrolados o tempo que for possível pelos trâmites burocráticos dessa empresas.

É fundamental renovar serviços e incluir novas tecnologias, ampliando a possibilidade de acesso da população e a capacidade de resposta para as demandas que são apresentadas. Chama a atenção a necessidade de melhor direcionar as ações e investimentos no campo saúde (saúde pública!!!), com a priorização que as situações requerem.

Somos o país das contradições. Morre-se mais no Brasil de patologias associadas ao aparelho circulatório, mas investe-se atualmente na inclusão de procedimentos para realizar mudança de sexo pelo SUS, na possibilidade de você poder realizar o seu aconselhamento genético.

Tem gente querendo “caviar” enquanto um monte ainda não tem nem o feijão com arroz.

Quer ver mais - clica aqui

Tudo certo novamente!

Agradeço as mensagens que tenho recebido por e-mail. Isso realmente estimula escrever mais.

Estava um pouco confuso porque dava uma olhada no meu Google Analytics e não havia registro de acesso. Fiquei pensando o que havia acontecido.

Descobri finalmente que, depois de ter mudado o layout aqui do blog, terminei derrubando meu código de rastreiro. Santa ignorância!

Detalhes já reparados, voltei a resgatar minha média diária de acessos - nem vou divulgar para os outros blogs não ficarem preocupados com a concorrência... rsrsrs

Convido vocês agora a deixar seus comentários nas matérias e indicar temas para serem discutidos aqui no PENSO. Fico no aguardo.

Enquanto ainda não interagem, continuem suportando os meus textos.

Grande abraço a todos!