quinta-feira, 30 de abril de 2009

Doanção de Sangue, CTA´s e as carterinhas

Se você é um daqueles que só vai doar sangue para saber qual o seu status sorológico, saiba que você pode estar lesando os serviços de saúde e causando prejuízos a quem realmente necessita da doação.

Vejo cada vez mais corriqueiro o fato de pessoas procurarem os serviços de banco de sangue para realizar doações com o intuito de receber uma "carteirinha" na qual consta os resultados de exames de triagens sorológicas realizados pelo controle de qualidade do material doado. Assim, o doador de forma gratuita e sigilosa, recebe resultados de testagens para sífilis, hepatites e especialmente o anti-HIV.

Tem alguns que chegam ao cúlumo de realizar doação apenas para saber o seu tipo sanguíneo e outros a fazem por medo de terem adquirido alguma DST após uma exposição ao risco com parceiro de passado sexual desconhecido.

Essas situações tornam-se preocupantes pois as pessoas estão mais conhecedoras do questionário de triagem que são realizados para selecionar os doares. Alguns então omitem informações e outros chegam a mentir sobre suas condições de saúde, tudo no intuito de realizar a doação e conseguir os seus exames de forma gratuita. Isso pode acarretar uma perda de tempo e recursos muito grande, na medida em que o material coletado passa por um rigoroso controle de qualidade. O material que não passar nesse controle será desprezado e então no mínimo três pessoas deixarão de ser contempladas com o benefício da doação, já que do sangue captado são fracionados e aproveitados o concentrado de hemáceas, as plaquetas e o plasma.

Outros detalhes que precisam também ser lembrados é que esse tipo de doação não responsabiliza e cria vínculo com o doador, perdendo a possibilidade dessa pessoa realizar doações periódicas. Além disso, os resultados fornecidos pela tal "carteirinha" necessitam de conhecimento prévio ou da análise de um profissional para sua interpretação e possível definição de conduta ou orientação. A leitura e interpretação por leigos podem da margem a pânico desmedido ou ao falso entendimento de que está livre de determinadas infecções/patologias, não sensibilizando-o a procurar um serviço ou profissional competente.

Centros de Testagem e o Aconselhamento

Os CTA´s - Centros de Testagem e Aconselhamento, sãos serviços que estão vinculados ao Programa de DST/HIV/aids de cada localidade e existem para disponibilizar para as pessoas a possibilidade de serem testados sorologicamente para HIV, hepatite, sífilis e outras DST, assistido por profissionais com competência técnica para orientá-los.
Esse serviço do SUS, portanto gratuito, garante a confidencialidade das informações e dos exames realizados e assim a pessoa pode saber qual a sua condição sorológica e adotar as medidas cabíveis para cada caso.
O processo de aconselhamento executado pelos profissionais desse centro atua sempre na

Esses serviços são a solução para as pessoas que erroneamente procuram os bancos de sangue para realizar as suas testagens sorológicas.

É preciso publicizar essas informações para que possamos aumentar o número de pessoas testadas sorologicamente na população - especialmente aquelas que já tiveram algum tipo de exposição ao risco e aumentar e fidelizar o número de doadores de sangue.

Com essa duas atitudes, além de melhor utilizar os recursos públicos de saúde que estão a nossa disponibilidade, estaremos salvando vida.

* Veja mais sobre os CTA´s em www.aids.gov.br