terça-feira, 1 de julho de 2008

Novidades no Código de Ética Médico

Pois é, agendado para 2009: alterações no Código de Ética Médico pois houve entendimento que o código atual, que é de 1988 (já com 20 aninhos!) está desatualizado, isso durante o II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina que ocorreu em 2007.

Importante as demais profissões em saúde ficarem ligadas nas alterações, pois vários códigos de outras profissões vinculadas à saúde tem passagens norteadas diretamente por prerrogativas do código de ética médico, e em tempos onde o Ato Médico continua sendo um tema polêmico junto às entidades de classes e profissionais de outras categorias da saúde, vale a pena dar uma espiadinha e seguir acompanhando.

Profissionais médicos podem também colaborar enviando propostas. Mais informações no site do CFM e no MD Blogger.

  • Para ter acesso ao código de ética médico de 1988 basta clicar aqui (pdf)
  • Site de Revisão do Código de Ética Médico aqui

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Pensando...

Duas passagens que gostaria de dividir com vocês. Com a palavra Dra. Rosana Onocko Campos:

"No Brasil, o que seria hoje promover a saúde nas periferias das grandes cidades? Educar o pessoal para utilizar camisinhas, fazer "sexo seguro" e morrer na próxima esquina, vítima de uma dívida miúda com o narcotráfico? Milhares de trabalhadores de saúde trabalham visando promover um planejamento familiar responsável, e, apesar disso, as adolescentes das periferias das grandes cidades dizem que engravidaram por vontade, pois mesmo não tendo formado uma familiar nuclear, ter um filho de algum "narco" poderoso garante um certo status social no morro." (p.64)

"Em inúmeros relatos de casos, e em outros experimentados por meus alunos na rede pública de Campinas, tenho sido levada a refletir sobre como uma certa fixação nos significantes: "pobre", "coitados", "carentes opera uma desvitalização das intervenções clínicas, da clínica ampliada, tal como viemos discutindo. É como se uma prepresentação congelada a respeito de quem são esses outros aos quais assistimos não nos deixasse jamais ver a quantidade de força vital que portam e da qual sua prórpia sobrevivência em condições tão adversas é a prova mais cabal. Assim, quando enxergados e (não)escutados como pobres-carentes-que-nada-possuem, transformam-se, por obra e graça de nossas percepções cristalizadas, em objetos de intervenção. Ou serão até chamados de sujeitos, porém serão sujeitos passivos que devem mudar, que TÊM DE incorporar novos estilos de vida. Mas quais estilos de vida? Os nossos? Se tivessem feito isso, já teriam sido exterminados como os índios dos pampas argentinos." (p.70)

* grifo meu em vermelho

FONTE: CAMPOS, Rosana O. A promoçãp à saúde e a clínica: o dilema "promocionista". In CASTRO; Adriana & MALO; Miguel. SUS: Ressignificando a promoção da Saúde. Ed. Hicitec, OPAS, São Paulo, 2006.

Vai uma jabá aí - Pós em Emergência

Lá vai um jabá aqui da pós-graduação (especialização) Enfermagem em Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar com coordenação do meu amigo Fabrício Bastos.


Mais informações aqui.

Com certeza será ótimo. Samuzeiros e viciados em emergência, não percam a oportunidade.

Notícias da terrinha...


Post do Blog R2CPress

Contradições... paradoxos inevitáveis???

Acabo de postar uma notícia sobre a descoberta de leucócitos resistentes à infecção viral do HIV e logo em seguida leio a manchete da Cruz Vermelha Internacional que classifica como catástrofe a epidemia do HIV/aids em países sul-africanos.

Parece brincadeira, mas é a prova viva de que os países mais necessitados são justamente àqueles que não tem acesso às tecnologias.

A notícia apresentou ainda números da infecção no mundo: cerca de 7 mil novos casos de HIV por dia. Parei rapidinho para fazer a conta e vejam:

  • 7 mil novos casos de HIV por dia
  • São então quase 5 novos casos de HIV por minuto!
  • Quase um novo caso a cada 15 segundos!

Lembrem que tem muita gente por aí que não realiza triagem sorológica, não passa pelo processo de aconsalhamento, manteve e mantém relações sexuais desprotegidas, podem estar infectados, disseminam o vírus na sociedade e ainda não estão inseridos nesses números.

Preocupem-se amigos!

Dengue: só para constar...

Postei na quinta-feira falando sobre a dengue em Itabuna e até "parabenizando" as ações da Secretaria de Saúde, que apesar de tardias e "paliativas" IRIAM contribuir para o controle da dengue no município.

FALÁCIA. No sábado, no noticiário local das 12h noticia na TV que o ambulatório especializado para atendimento de casos de dengue instalado no Hospital São Lucas NÃO FUNCIONA. Pessoas reclamando de filas e ausência do profissional médico. Atendimentos limitados ao pronto-socorro sem uma triagem e separação como era preconizado.

Pelo volume de casos que Itabuna, Ilhéus e municípios vizinhos apresentam será que já não poderíamos estar realizando sorologias para dengue aqui no município e não enviar para Salvador no LACEN como ainda é realizado? Pelo menos poderíamos apresentar números mais fidedignos da epidemia uma vez que muitos pacientes não procuram os serviços de saúde, não são notificados, tratam a patologia em suas residências ou ainda a confundem com outros agravos, viroses, por exemplo.

Bem, continuaremos no aguardo. Mas, para quem discorda do que penso, basta ligar na TVI, (TV Itabuna) canal 03 da TV Cabo e ver o Secretário de Saúde fazer auto-promoção da sua gestão e convidar seus funcionários para "falar bem" da saúde de Itabuna que vai "não vai bem" das pernas. Cadê a ética pessoal???

Mais avanços...

Está cada vez mais comum (ainda bem!!!) postar novidades sobre avanços científicos. Aí em baixo vão algumas novidades interessantes:

Do jeito que vamos, acho que chegaremos lá!

Animações médicas - impressionante!!!

Bem que eu gostaria de ter acesso a materiais como esse durante meu período de formação. Mas, nunca é tarde para vislumbrar-se com a capacidade de evolução e o brilhantismo que nos é ofertado pelo avanço da tecnologia.

Estou falando do site da Hybrid, que conheci no blog Update or Die. A Hybrid é uma empresa especializada em animações médicas que une a arte, ciência e tecnologia num só trabalho. Simplesmente fantástico e vale a pena dar uma conferida. Cara, a animação do coração de cristal transparente é algo fora do comum, dá pra ver as válvulas cardíacas batendo perfeitamente.

PS: Alguns devem estar se perguntando: como faço para pegar essas animações? (rsrs) Bem, as animações e vídeos (pelo menos as que estão disponíveis no site para visualização) estão em AVI. ou flash.

Quem quiser saber como capturá-las, basta entrar em contato que dou umas dicas (rsrs).
Contatem pelo e-mail valeu???!?!? pensosaude@gmail.com

Divirtam-se!