terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Eutanásia na Itália: que situação!

Observo que para familiares, desejarem a realização de um procedimento tão doloroso quanto a eutanásia e lutarem tanto na justiça para isso, o fato realmente deve merecer atenção e destaque.

Hoje o Supremo Tribunal Italiano autorizou suspender a alimentação artificial que mantinha viva um italiana de 34 anos, Eluana Englaro, em coma já há 17 anos (desde 1992!!!), vítima de um acidente automobilístico que a deixou em estado vegetativo num hospital na cidade de Lecco, na Itália.

Essa decisão, claro, já havia sido refutada com veemência pela igreja católica (e pensem isso na Itália, no Vaticano hein??!), mas a família ainda brigava por esse direito desde 18 de novembro de 1992. No ano passado, o pai de Eluana, seu atual tutor, obteve resposta posivita do Tribunal Italiano para fazer a remoção de sua filha e que ela pudesse morrer em domicílio. Porém, o Ministério Público recorreu da decisão, fato que prolongou essa peleja judicial até a data de hoje.

Extremamente difícil essa decisão para todos os lados. Primeiramente dos pais que imagino, deviam estar sofrendo ao ver sua filha incapacitada e dependente de cuidados para garantir a sua sobrevivência, além da dificílima decisão de lutar na justiça pela morte de sua própria cria. Em segundo lugar, deixou a justiça italiana na maior saia justa para se posicionar sobre o caso, pois a sua repercussão vai além das fronteiras italianas e pode influenciar pessoas e nações a abertura de precedentes para tais práticas.

Isso com certeza reabrirá e fortalecerá as discussões dos países sobre a eutanásia e até os forçará a assumir posturas sobre a referida prática.

Pensamento meu: aqui no nosso país, em que a prática do aborto já acontece de forma gritante, que mães abandonam suas crianças em lixos e que as pessoas estão mantando umas as outras sem o menor sentimento de culpa, legalizar a eutanásia seria sopa no mel.

Pensamento meu 2: já que foi decidido pela eutanásia dela, porque não pensaram em outra situação para a prática que não a de matar a mulher de fome com a suspensão da alimentação. Penso que se já é difícil, não devia ser doloroso. Mas...

Um comentário:

Anônimo disse...

eu sou a favor da eutanasia pois penso que o estado vegetativo é mto doloroso e a pessoa tem o direito de ficar viva mais tbm de descansar em paz