terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Hipertensão ao controle de um chip

Novamente um post que vincula saúde e tecnologia.

Foi desenvolvido no instituto Fraunhofer na Alemanha juntamente com a empresa Dr. Osypka GmbH oprojeto denominado "Hyper-IMS" que em português claro significa Sistema de Monitoramento Intravascular para Pacientes Hipertensos.

Um pequeno sensor é inserido pela femoral e ele é capaz de medir a pressão trinta vezes por segundo enviando dados por um micro-cabo flexível até um transponder instalado na virilha.

Esse projeto já está na fase de testes clínicos e assim como ele é capaz de mensurar a pressão com uma maior fidedignidade, posteriormente também deverá ser utilizado no controle e monitoramento de outras patologias.

Isso com certeza demonstra mas um grande passo da comunidade científica no controle de patologias crônicas como é a hipertensão. Atualmente, no Brasil e em outros países pelo mundo, a hipertensão constitui um grave problema de saúde pública e afeta mais de 50% da população idosa, acima de 60 anos.

A necessidade de estabelecer um controle eficaz dos valores pressóricos podem trazer qualidade de vida para as pessoas acometidas desse mal e evitar outros transtornos e consequências decorrentes da descompensação hipertensiva como acidentes vasculares encefálicos (AVC/AVE), infartos ou até problemas renais.

Se não fosse o custo que vem agregado a toda essa tecnologia de ponta, poderíamos ficar ainda mais felizes. Por enquanto é aguardar e ver os resultados dos testes clínicos.


Matéria via O cientista

Nenhum comentário: