quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Hemocentro Regional em Eunápolis

Matéria do site da SESAB

Bahia ganha primeiro Hemocentro Regional

Uma população estimada em quase 320 mil pessoas, de sete municípios da região Extremo Sul, será atendida pelo primeiro Hemocentro Regional da Bahia. O Hemocentro Regional de Eunápolis, a 641 quilômetros de Salvador, que estava sob gestão privada contratada pela prefeitura, passou a integrar a hemorrede estadual na sexta-feira (1º de agosto), passando para a gestão da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia, Hemoba. A unidade se firmará como centro distribuidor de hemocomponentes (derivados do sangue) para as regiões Sul e Extremo Sul do estado, cujos habitantes não dependerão mais de Salvador para obtê-los.

A solenidade contou com a presença do secretário da Saúde, Jorge Solla; do secretário de Saúde de Eunápolis, Mário Gontijo; do diretor da Hemoba, Roberto Schlindwein; da diretora de Acompanhamento e Avaliação da Rede Própria, Conceição Benigno; do novo diretor do hemocentro, o médico hematologista Luciano Laranjeira; e do diretor da 8ª Dires, Baltazar Lamin, além dos funcionários e da população local, que lotou a sala de espera da unidade. Inaugurado há cinco anos, o hemocentro está sendo reequipado, a equipe será reciclada e serão contratados novos profissionais, já que a assistência prestada ali vai ser ampliada.

Além da coleta, preparação e distribuição de bolsas de sangue, único serviço prestado desde que foi inaugurado, há cinco anos, passarão a ser oferecidos, ainda este ano, serviços de transfusão de sangue, punção de medula óssea, diagnóstico e acompanhamento de doenças hematológicas (doenças do sangue, como a anemia falciforme e a hemofilia) e tratamento odontológico para hemofílicos.

"Dentro de 15 ou 20 dias, virão técnicos do Ministério da Saúde para fazer a informatização completa dos serviços. Já foram enviados 10 computadores para o hemocentro, e vamos encaminhar equipamentos complementares e demais insumos para garantir o bom funcionamento do serviço, que vai permitir outro padrão de atendimento, outra capacidade de assistência", informou o secretário Jorge Solla.

Ele acrescentou que o hemocentro vinha sendo subutilizado e necessita de muitos investimentos. "É um processo a ser cumprido", salientou, lembrando que a construção do prédio demorou oito anos e outros quatro se passaram até a unidade entrar em funcionamento. O secretário também evidenciou o esforço que vem sendo feito para melhorar a assistência hematológica no estado, inclusive com a reabertura de bancos de sangue em importantes pólos de assistência, como Senhor do Bonfim, Juazeiro, Paulo Afonso e Seabra.

PLANO "ARROJADO" E DOAÇÕES

Para o secretário de Saúde de Eunápolis, Mário Gontijo, a proposta do Governo do Estado, de incorporar o hemocentro da cidade à Hemoba transformando-o em Hemocentro Regional, é "bem feita, um plano bem arrojado, para que não tenhamos mais tantas pessoas que necessitem dessa assistência se deslocando para Salvador". Gontijo aproveitou para parabenizar a equipe de Assistência Farmacêutica da Sesab, por estar mantendo em dia o estoque de medicamentos do município.

O secretário Jorge Solla lembrou que o hemocentro foi dimensionado para atender à região do Extremo Sul, mas acabou se tornando um projeto bem menos abrangente. "Ano passado, fizemos várias discussões para que ele se tornasse regional, o que hoje será feito sob gestão da Hemoba. Foi um projeto penoso porque, como a prefeitura tinha contrato com uma empresa privada, precisava negociar, esperar acabar o contrato; finda esta fase, os funcionários da Sesab tiveram que fazer todo o mapeamento e checagem do patrimônio".

A etapa a seguir, observa o secretário, vai depender muito da colaboração da população. "É preciso que a população se mobilize para doar sangue, e participe das atividades. Essa contribuição é essencial para os bons serviços que o hemocentro irá prestar", afirmou. Apesar de muito esforço e sucessivas campanhas para sensibilizar doadores, a Hemoba tem enfrentado sempre oferta inferior à grande demanda por sangue e derivados. A meta para o Hemocentro Regional de Eunápolis é coletar 1.056 bolsas/mês para cobrir, com folga, a demanda hemoterápica da região, que é de 6 mil bolsas/ano.

B.F. - DRT/Ba 1158
Ascom Sesab

Nenhum comentário: