terça-feira, 11 de novembro de 2008

No ritmo que o coração precisa: música do Bee Gees pode salvar vidas

Cada dia sai mais uma dessas!

Uma matéria da seção Mundo do jornal Gazeta do Povo afirmou, segundo pesquisas realizadas, que a música do Bee Gees, Stayin' Alive, que bombou nos anos 70 nas danceterias do mundo afora, pode salvar vidas.

Segundo os estudiosos, a música tem na sua batida a frequência ideal para realização das compreesões cardíacas em pacientes com parada cardiorespiratória. De acordo com a American Heart Association, que protocola e uniformiza as ações em situações de PCR (parada cardiorespiratória) conforme os guidelines de 2005-2006, as compressões em situações de PCR, devem ser realizadas da ordem de 100 compressões por minuto. E a música Stayin' Alive tem 103 batidas no ritmo do refrão.

Interessante essa pesquisa, porque um sem número de pessoas pelo mundo afora desconhece técnicas de suporte básico de vida que podem ser aplicadas para pessoas vítima de parada cardíaca e/ou respiratória e assim ampliar as possibilidades de sobrevivência das mesmas. O mesmo manual que rege sobre as condutas diante de paradas cardiorespiratórias tambem afirma que não existe suporte avançado de vida se não existir um suporte básico bem feito até a chegada do serviço especializado.

Associar as práticas do suporte básico a formas mais criativas de apreensão de conteúdos, caso da música do Bee Gees, amplia a capacidade de absorção das informações pelas pessoas e afugenta o medo das pessoas no exercício dessas práticas.

Vejam abaixo a música e confiram!



(*) Humor negro: o paciente parou!!!!! Toca um Bee Gees aê...
(**)Imaginem a cena: os cursos de emergência, no momento das práticas de RCP (ressucitação cardiopulmonar), tocando Stayin' Alive
e o pessoal treinando
(***) Agora pensem a mesma cena dentro de um hospital... como tem doido pra tudo, não duvidem!
(****) Quem foi o doido que ficou ouvindo e contando as batidas da música hein?!?!?

Nenhum comentário: