quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O hospital mais antigo do mundo

(Baseado nos post do História da Medicina e do Ecce Medicus)

A BBC, em setembro desse ano, publicou uma reportagem na qual levantava suspeitas sobre o Stonehenge configurar um Healing Center, uma policlínica dos tempos antigos em que as pessoas para lá se diririgam em busca de melhorias da sua situação de saúde e da cura de seus males.
Essas suspeitas surgiram após a realização de escavações recentes na área que modificou a data da construção em 300 anos, deixando-a mais velha e pelo número de corpos-ossadas encontrados enterrados nesse local. E, apenas para situar-se no tempo e no espaço: estamos falando do perído de 2440 a 2200 a. C. !!!
Sgundo as fontes das matérias, os hospitais surgiram na Europa durante a Idade Média e eram originalmente lugares afastados das cidades, geralmente tocados por religiosos, que recebiam e cuidavam de viajantes, peregrinos, andarilhos, que chegavam até eles debilitados pela jornada, quase sempre famintos e precisando de um bom banho. Daí vem a palavra hospitalidade.

As evidências encontradas nas escavações (as únicas realizadas nos últimos 50 anos) indicam que Stonehenge era o destino final de peregrinos que buscavam nas pedras azuis a cura para suas injúrias. Isso porque os restos dos que morreram ali mostram que eles tinham sinais de lesões ou doenças e que não eram habitantes da região.
Obviamente, ainda não há consenso entre os arqueologistas e outras hipóteses continuam fortes, como aquela segunda a qual Stonehenge era um imenso calendário que os homens pré-históricos construíram para se programar melhor para a mudança de estações.
(**) Ecce Medicus - leva a marca do Lablogatórios. Também indicado

Nenhum comentário: