terça-feira, 23 de setembro de 2008

Revista RAIDS - especial Constituição 20 anos

Eu sou leitor e assinante da RADIS, uma revista da Escola Nacional de Saúde Sérgio Arouca - Fiocruz que traz informações e debates interessantíssimos na saúde.

A edição nº 72 é especial e traz debates sobre os 20 anos de constituição e conequentemente, os 20 anos de legitimação da saúde como direito de todos e dever do Estado, bem como a criação do SUS, seus percalços, avanços e retrocessos durante todo esse período de (re)construção, sempre às falas de pensadores importantes do cenário nacional como Gastão Wagner, Sônia Fleury, Nelson Rodrigues Santos, Gilson Carvalho dentre outras peças.

No capítulo da revisa que trata do SUs como um projeto a ser concluído, achei esse trecho muito interessante:


"Se nas pressões e negociações por financiamento suficiente e por novos modelos de gestão, ao longo dos últimos 18 anos, conselhos de saúde, representações nacionais e entidades do movimento da Reforma Sanitária já perderam anéis para manter dedos e dedos para não perder braços, onde a eqüidade, a integralidade, a regionalização e a alta resolutividade da atenção básica (e sua ampliação à classe média) vão parar?" (p. 32)


Vale a pena essa leitura. Clique aqui e lei a revista ou acesse o sítio virtual da RADIS

Ah.... alguns detalhes interessantes:
- a assinatura é gratuita
- a periodicidade da revista e mensal
- você pode ler on line ou baixar o .pdf da revista para sua máquina

Mãos à obra e coloquem essa cabeças para funcionar.

Nenhum comentário: