domingo, 8 de março de 2009

Remédio para ressaca: esperar que ela passe!

Li a triste matéria que avisa aos bebedores que desejam passar incólumes pela dura ressaca: não tem jeito nem receita milagrosa.

Bebeu demais agora é curtir a sua ressaca, repousando, hidratando e se alimentando com comidas leves. Esqueça a gordura e as receitinhas caseiras para esses dolorosos momentos.

Para os céticos que ainda acreditam nos milagrosos rituais e nas variadas receitas disponibilizadas aqui na grande rede, quem sabe não topam tentar curar a ressaca com base em ritos antigos e até medievais. O médico Luis Fernando Correia informa que os assírios, na Antiguidade, usavam uma mistura de mirra e bicos de aves moídos. Os gregos apelavam para canários fritos. Na China a receita é o onipresente chá verde, que parece servir para todos os males do mundo. Os vizinhos mongóis comem olhos de ovelhas conservados em óleo. Os russos tentam exorcizar a ressaca com muito suor na sauna. Na Europa medieval os médicos receitavam enguias cruas e amêndoas azedas.

Alguém se arrisca a tentar?

O fato é que a ressaca traz custos altíssimos e eleva por demais o índice de absenteísmo dos trabalhadores nos seus respectivos empregos. E vale lembrar que 75% das pessoas que usam bebidas alcóolicas vão enfrentar pelo menos uma ressaca no ano.

Bebedores de plantão, cuidai-vos

Nenhum comentário: